sexta-feira, 23 de março de 2012

A arte de fazer rir - as faces do humor

  A graça do palhaço, a piada da escola, o bordão da televisão. O que é o humor?
  O humor é nada mais nada menos que uma reflexão da sociedade, do meio em que vivemos. Todo mundo sabe que ele funciona como um espelho que reflete - com exatidão ou não - o mundo atual. De forma caricata, irônica, tosca ou apelativa mostra ao espectador, de maneira extremamente crítica na maioria das vezes, por quantas andam o país, a região...
   Por promover tudo isso, não significa que sempre seja bom. A situação do humor em nosso país já foi melhor. Gostava mais da época em que as crônicas e contos reinavam, no lugar de "stand-ups" extrememente mal feitos e sem sentido. Havia mais classe mais elegancia. Fazer rir com palavras era um dom que o grande Luís Fernando Veríssimo possuía. Em compensação, se lhe pedissem para contar uma piada, tragédia comprovada. Já disse Jô Soares: "Se ele fizesse um ensaio seria sobre o silêncio".
   Não vou ser Hipócrita ao ponto de dizer que não me divirto com stand-ups. Vou encerar dizendo que ao ver o vídeo de Fabio Rabin falando sobre as mulheres não me aguentei de tanto rir. Só quero dizer que existem pessoas que realmente não sabem divertir. Pessoas e programas de tv, para ser mais específico. "Alguem já riu quando viu uma mulher pelada?" disse Dani  Calabresa quando questionada o que não tem graça em um programa de humor.


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário